sábado, 25 de fevereiro de 2012

Saudade

Queridas pessoas que acessam meu bloguinho *-* eu tava totalmente sem ideias pra post (como sempre :P) e minha Best da Infancia, Gabi Zilli, me falo "faz de saudade" ai veio a descussão de como q eu ia fazer isso. Bom, ela falou p mim desistir, mas eu não ia conseguir deixar quieto...ok, o post sobre Saudade ♥




Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego e português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis"(solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão. → Wikipedia, claro

O Dia da Saudade é comemorado em 30 de Janeiro. 

Um poeminha de Mario Quintana pra descontrair

Saudade

na solidão na penumbra do amanhecer.
Via você na noite, nas estrelas, nos planetas,
nos mares, no brilho do sol e no anoitecer.

Via você no ontem , no hoje, no amanhã...
Mas não via você no momento.

Que saudade...


Mario Quintana

Agora 4 filmes que tenham como tema a Saudade ou que simplesmente nos demonstram esse sentimento:

Querido John


Admito que nunca vi o filme, mas li o livro e considero isso melhor, já que as adaptações q eu vejo cortam muito. Na boa, não é meu tipo de livro u.u romance não é pra mim, eu sempre sabia o que iria acontecer depois, não teve mistério, suspense, aventura. Só o clássico romance agua com açúcar. É uma história bonita sim, mas não achei um livro q mereça ser lido de novo u.u  . Mas bom, esquecendo meu momento discussão, vamos ao nosso tema: Nesse filme/livro, John Tyre se apaixona por Savannah Lyn Curtys, uma universitaria. Eles se conhecem em uma praia na licença mensal de John no exército. Quando começam o namoro, percebem que enfrentarão a distância, já que ele só tem duas semanas de licença por ano. O namoro dura bastante, e eles são extremamente apaixonados um pelo outro. Savannah acaba se casando com outro, e John recebe a carta "Querido John", explicando que se apaixonara por outro, se despedindo e se desculpando. O pai de John morre depois disso (foi a unica parte do livro q eu realmente me emocionei) deixando para o filho sua coleção de moedas. Mesmo sendo um romance simples, vc realmente sente o sentimento de John, a saudade deles, e o fato de, mesmo no fim do livro, eles continuarem se amando. Um belo exemplo de saudade descrita.


A.I. Inteligencia Artificial

Esse filme tmb entra no meu post de filmes pra se emocionar, pq ele é lindo. David demonstra o que é a verdadeira saudade. Sentir uma falta inimaginável, impossível de explicar. Ir até o fim do mundo apenas por mais um dia. Assim sabemos o que é amor e o que a saudade nos torna capazes de fazer.


Cidade dos Anjos
Tmb estava no post dos filmes para se emocionar. Aparentemente, esse é meu filme favorito :P (sou muito indecisa entre ele e A Cura). O filme inteiro se passa em volta do anjo Seth e da médica  Meggie. Um anjo que desiste da imortalidade para ficar com uma humana. Ele 'cai' por ela, e a procura. Infelizmene, durou muito pouco, pois ela morreu logo depois que ele caiu. E, naquele momento de tristeza, de desespero, de desolação, de luto, Seth diz para seu amigo (anjo Cassiel), quando este lhe pergunta se ele se arrepende "Eu prefiro ter a beijado uma vez, ter a abraçado uma vez, ter a tocado uma vez do que passar a eternidade sem isso." E ai percebemos a força de seu amor, o poder de sua saudade.


Eu Sou a Lenda
Eu Sou a Lenda não está entre meus filmes favoritos, admito, mas é um exemplo magnifico de um tipo de saudade totalmente diferente das acima. A saudade do todo, a prisão de lembranças dentre a solidão. A busca pela continuação da existência.O sacrificio pela volta do mundo que ele amou. A loucura da solidão. Uma saudade extrema e sufocante. A unica coisa que ele tem é a saudade.


Algumas frases e poemas



Saudade

Saudade é solidão acompanhada, 
é quando o amor ainda não foi embora, 
mas o amado já... 

Saudade é amar um passado que ainda não passou, 
é recusar um presente que nos machuca, 
é não ver o futuro que nos convida...

Saudade é sentir que existe o que não existe mais... 

Saudade é o inferno dos que perderam, 
é a dor dos que ficaram para trás, 
é o gosto de morte na boca dos que continuam... 

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: 
aquela que nunca amou. 

E esse é o maior dos sofrimentos: 
não ter por quem sentir saudades, 
passar pela vida e não viver. 

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.
Pablo Neruda

O poema acima apareceu na edição 27 de Turma da Mônica Jovem...achei mto fofo.





A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar.
Rubem Alves




Agora um textinho e umas frases de minha autoria u.u


Saudade é um sentimento lindo, torturante. Saber que uma pessoa sente sua falta é saber que ela se importa com você.
Se sentimos saudade de uma pessoa, descobrimos o significado dela em nossas vidas.
Incrível a capacidade do ser humano de depender emocionalmente de alguém ou algo.
Muitos dizem que a saudade separa. Esta é uma mentira muito famosa. Se na distância há saudade, há um sentimento. Se não há saudade, há o esquecimento.
Esse momento de carência, fragilidade e nostalgia que a saudade trás é a verdade sobre nossos amores.
Um sentimento simples. Forte. Devastador.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


A mesma saudade saudade que nos trás uma dor alucinante, nos prova a grandeza de nossos sentimentos


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


A pior saudade que podemos sentir é do que uma pessoa já foi para nós


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


A saudade é um sentimento que demonstra nossa fragil humanidade.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Se na saudade o sentimento não desaparecer, é Amor.


~.~.~.~.~.~.~.~.~.~.~


Fala sério mano, eu devia ser poetisa :P brinqs, não tenho essa talento, kkkkk mas ate que as frases sairam boas, o texto meio repetitivo '-'


☺Fim do post, volte sempre ☺
kk


OBS: nem sei se alguem reparou, mas me desculpem, por deixar a musica Zombie tanto tempo na layout, é q o ultramusicas () não tava entrando, e é de lá q eu tiro o link :P, mas vou mudar agora alias °¬°

5 comentários:

  1. Oi Dantop!!!
    Nossa que belo post! Acho que um dos mais bem feitos que vi no teu blog ^^
    AHSAHS bom ter um flog agora não faz muito sentido então você não precisa se preocupar em fazer um. É..eu também me arrependo de ter deletado o meu flog não por conta dos teztos que fiz pois salve todos. Mas por conta dos comentários que o pessoal deixava. Tinha cisa lá que era referente á momentos e acontecimentos então...era bem especial. Mas agora já foi.
    Sobre a sessão cosplay das princesas que vc citou..sim aguarde que eu farei de todas! Sobre a Rapunzel não estar nas fotos da sessão inicial onde tem todas as outras é que na época que fiz a sessão, Enrolados nem tinha sido lançado. =D.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Oie Tsu *-*
    Ah, muito obrigada, que bom que gostou ^^ vou dizer p minha amiga tmb, afinal, a ideia foi dela :P amo sua presença aqui ^^ Ah, a sessão, desculpa, eu não sabia que ela não tinha sido lançada :P achei q o post era recente, desculpa :P Ah., assim que vc fizer, eu vou la comentar ^^
    Bjooo ♥

    ResponderExcluir
  3. Faltou alguns dados para você poder concorrer acesse lá o sorteio é dia 1.
    Faltou só seu e-mail

    http://devoltaaosanos80.blogspot.com/2012/01/promocao-de-aniversario-concorra-um-dvd.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, na vdd eu não tava fazendo isso do post pra comcorrer, rsrs, era só pq vc pediu, mas, bom, já que vc disse ^^

      Excluir
  4. Dantop o/
    Ah gostei do post sim..esses tempos temos conversado pouco né? Temos que mudar isso! É que eu sempre to na correria..agora sempre apareço no msn como Ocupado mas vc pode vir falar comigo viu?
    Também curto sua presença no blog..é ums boa opção de trocarmois idéias também ^^.
    Aliás vc abandonou sua fic de Naruto?
    Que isso precisa se desculpar não Mais pra frente quero fazer uma sessão da Rapunzel sim. No AD desse ano tinha um casal de Rapunzel e Flynn Rider, bem legal!
    bjs

    ResponderExcluir

Flying Angel Heart